Grupo de Estudos em Serviços de Inteligência, Legitimação Democrática e Desenvolvimento Econômico e Social



Coordenação-discente: Rafael Gonzaga Muller

Status: Em funcionamento (módulo 2021)

Informações Gerais



Grupo de Estudos integrante do Programa Universitário de apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça (Prunart-UFMG)

Apresentação e Justificativa



Os Serviços de Inteligência são, em linhas gerais, aqueles responsáveis pela produção de conhecimento estratégico de alto nível de especialização e útil à tomada de decisão pelas maiores autoridades das organizações que possuem esse tipo de serviço. O caráter estratégico desses conhecimentos decorre, dentre outros fatores, do acesso privilegiado que terá o decisor sobre tal conhecimento, justificando o sigilo como essencial, nesses casos em específico, ao planejamento governamental. Entretanto, tais prerrogativas acabam por tensionar as premissas democráticas, em especial quando a proposta de projeto social constitucional brasileiro prevê um modelo democrático mais profundo do que a mera democracia liberal. Assim, o Grupo de Estudos em Serviços de Inteligência, Legitimação Democrática e Desenvolvimento Econômico e Social propõe-se a estudar os Serviços de Inteligência e sua relação com a Democracia e o Desenvolvimento Econômico e Social, buscando tomar por base paradigmas interdisciplinares e comparados de estudo.

Palavras-chave: Serviços de Inteligência; Legitimidade; Desenvolvimento

Objetivo geral do grupo



Refletir criticamente a legitimidade democrática dos Serviços de Inteligência (SI) e suas relações com desenvolvimento econômico e social. A suposta imprescindibilidade dos SI tensiona as relações desses serviços com a democracia, havendo nuances em relação aos usos e controles do serviço que ensejam urgente discussão. O objetivo do grupo, assim, é desenvolver uma visão crítica a respeito da Atividade de Inteligência.

Módulos



2021: Em funcionamento
2020: Encerrado

---
Voltar para página inicial